Teimosia vs persistência


Tenho realizado algumas entrevistas durante o meu percurso profissional. Há algumas perguntas que são típicas de uma entrevista de emprego. Um dos itens que normalmente se pretende compreender está relacionado com os pontos fortes e fracos do candidato. A questão pode ser apresentada de inúmeras formas, mas independentemente do modo como se apresenta a questão, é normal estar presente.
A grande maioria dos candidatos, responde a esta questão, dizendo que uma das suas características negativas é a teimosia. Nunca fiz uma análise às várias entrevistas que já realizei, mas tenho a certeza que mais de 90% das pessoas identifica a teimosia neste ponto. Há alguns casos em que identificam a teimosia depreciativamente e a persistência, perseverança positivamente.
Associo a teimosia à persistência, à convicção, à obstinação. Os perfis para os quais eu recruto, são normalmente perfis em que estas características são valorizadas.
Não consigo explicar esta situação, mas acredito que haja a esperança na maioria dos entrevistados de realçar uma característica que assumem como negativa, na esperança de ser tida como positiva.
Do meu ponto de vista, assumir que não se conhece/identifica características negativas, do que correr o risco de ser interpretada como falsa modéstia.

Sem comentários: