eureka! - o mistério do elevador: solução!

Obrigado pelas vossas respostas!
Correctas, divertidas ou rigorosas, fica aqui um resumo!


A primeira resposta e a correcta surgiu menos de 5 minutos após a questão!

#1 "É anão e só consegue chegar até ao botão 7..."
#2 "O botão do 10º está avariado, o pobre coitado carrega lá todos os dias mas o raio do elevador insiste em parar no 7º. lol"
#3 "Pode ter sido por ordem do médico ;) mas cá para mim acho que ele foi sequestrado por extraterrestres que lhe implantaram um chip no cérebro que por sua vez interfere com a frequência de funcionamento do controlador do motor do elevador o que activa o sistema de segurança e faz com que o elevador pare no sétimo andar lol lol"

As respostas #2 e #3 demonstram alta criatividade e algo importante nestes processos: a formulação de diversas hipóteses

#4 "Esta história ou não é actual ou passa-se num país de fora da Europa. Por cá existe legislação que obriga as cabines dos elevadores a terem características que evitam esse constrangimento.
Fantástica história. A pergunta que tem que se fazer é: Porque é que o elevador não passa acima do sétimo andar? Como o senhor quando desce o apanha no décimo, obviamente que o elevador só não vai ao décimo quando o transporta a ele. Logo, o problema (e a solução) reside no senhor. Daí para a frente é só procurar as hipóteses para tal acontecer."


A resposta #4 tem a particularidade de mostrar uma capacidade de análise dos pormenores muito boa e importante para estes processos. Ao eliminar o "sotaque" do texto, fez com que o texto ficasse geograficamente desenquadrado. Eu dificilmente pensaria nisso numa primeira análise.

Mas o importante são os processos de pensamento associados, e que explicado de forma exemplar!

#5 "O homem é anão e só chega até ao nº 7 do painel de escolha de andar!"
 
Mais uma correcta!
 
Obrigado pela participação! Estejam à vontade para acrescentar alguma coisa que não tenha colocado aqui no resumo.
Se tiverem enigmas, juntem a este para nos divertirmos um pouco mais! B&A

10 comentários:

semedo disse...

Este anão evidencia uma total falta de planeamento.
1º Detesta subir escadas e no entanto vai viver para um 10º andar com um elevador em que só consegue chegar ao botão do 7º andar.
2º Depois de já lá viver há um certo tempo, ainda não comprou um banquinho para colocar no elevador e poder subir e chegar ao botão do 10º andar. Certamente seria mais simples subir a um banco que subir 3 lances de escadas.
A minha resposta à pergunta inicial seria:
O homem sobe as escadas porque não deve muito à inteligência ou então tem graves problemas financeiros.

Clube dos Pensadores disse...

Gostei muito deste blogue . Este post da torre está o máximo.

Aproveito para agradecer o destaque dado ao CdP

JJ

Pedro Paiva disse...

Viva Semedo,
Concordo contigo e diria mais, uma simples caneta BIC era capaz de ser solução para não ter que subir as escadas.

Parece-me que a tua resposta reflecte muito do que é a nossa sociedade actual. Acredito e temo que, nos factores identificados na tua resposta, não seja apenas a parte dos problemas financeiros que está em causa!

Abraço

Pedro Paiva disse...

Caro JJ,

Obrigado pelo elogio. Qualquer elogio é importante para nós. Um elogio de alguém que tem o suporte de um projecto de sucesso como o seu, enche-nos de orgulho, como deve perceber.

O destaque dado ao CdP é por mérito próprio, portanto não tem que agradecer!

Apareça por cá sempre que entender, que será sempre bem vindo.
Abraço,

semedo disse...

Olá outra vez Pedro.

Bastava que a distância entre os botões fosse um pouco mais de 3,5cms para a teoria da BIC ir por água abaixo. Mas o pensamento lateral é isso mesmo...

Um grande abraço
Sérgio Semedo

sandra disse...

Afinal qual é a resposta certa? Ou não há de todo?
Eu fiquei a pensar que o elevador só vai até ao 7º andar... A história conta que ele vive no 10º e desce de elevador...não diz a partir de onde!!
E o facto dele ter um problema a subir, não significa que não tenha o mesmo a descer...mas a necessidade de descer 3 andares de escadas poderá não ser tão significativo !!
Fico ANSIODSAMENTE à espera da resposta
Beijinhos

Sandra

Pedro Costa disse...

Esta história tende a perder actualidade a cada dia que passa.
Actualmente os elevadores têm que ter os botões a uma altura que permita serem usados por pessoas que se transportem em cadeira de rodas.

Pedro Paiva disse...

Olá Sérgio!

O importante é formular hipóteses e adaptar-se à situação em concreto!

Grande abraço!

Pedro Paiva disse...

Olá Sandra,

A resposta certa é:
"É anão e só chega ao 7.º andar."
Para baixo não tem qualquer problemas, porque o botão em que carrega é o zero, e está ao seu alcance. Assim, pode entrar no 10º andar e descer serenamente até ao piso térreo. Ao subir, apenas chega ao botão correspondente ao 7.º andar, tendo que subir os restantes a pé.

Beijinhos

Pedro Paiva disse...

Pedro,

tens toda a razão! Mas é apenas um enigma para nos divertirmos um pouco!

Abraço