meme literário

A Luisa L. do http://arte-e-manhas-arte.blogspot.com/, enviou-me este Meme Literário! Grande desafio do http://selos-e-links.blogspot.com/, mas encaro-o com a satisfação de partilhar alguns livros que me marcaram.

Seguindo a estrutura da Luísa, envio este MEME a:
Ademar Maggi, do blog http://contosdocrack.blogspot.com/
Dione Nora, do blog http://aguriadourada.blogspot.com/
Pedro Costa, do blog http://chacomporradas.blogspot.com/

Existe um livro que você leria muitas e muitas vezes, sem se cansar? Qual?
Li vezes sem conta, durante a minha infância e juventude alguns livros. Recordo-me de histórias infantis, em que algumas se repetiam sem fim, mas sem qualquer cansaço. Ainda sem a consciência da escolha, mas aguardando que os meus pais escolhessem por mim. Conscientemente, li e reli:
Toda a coleção de “Os cinco” de Enid Blyton;
Vários livros da Agatha Christie (essencialmente com o marcante Poirot);
O Senhor dos Anéis, de Tolkien;
A partir daqui, reler tem sido mais difícil, mas leria de novo:
O Prémio e O Milagre, de Irving Wallace;
José Saramago no geral (destaco, no entanto, Ensaio sobre a cegueira);
As vinhas da ira, de John Steinbeck, preocupantemente actual;
Luís Fernando Veríssimo, com as comédias da vida privada, e novas comédias da vida privada!
Estas short-lists são complicadas! Sei que há mais!

Se você pudesse escolher apenas um livro para ler o resto de sua vida, qual escolheria?
Se tivesse essa limitação, escreveria um diário e passaria a ser o livro de eleição! Com os bons momentos para saborear e com os erros e enganos para aprender! Com a vantagem de ser um único livro e não editado. Seria sempre a acrescentar!

Indique um livro para que outros possam ler.
Não querendo correr o risco de ser mal interpretado, mas correndo-o, indicaria qualquer livro de psicologia de crianças, ou de pediatria. São excelentes ferramentas para conhecer, mais do que as crianças, os princípios básicos do funcionamento do ser humano na sua forma mais pura.


Luísa, obrigado por me proporcionares este exercício neste MEME, que tão boas recordações me trouxe.

4 comentários:

Ademar Maggi disse...

Olá Pedro eu agradeço a lembrança, porém vou publica-lo no Animes e Tokusatsus porque acabei de postar um no Contos do Crack e ficaria muito repetitivo.
Bom domingo pra ti e os seus e um GRANDE abraço,

Unknown disse...

Pedro, na minha infância também era devoradora dos “Cinco” de Enid Blyton! :)

Sabes, este inquérito serviu para eu repensar certas leituras e certos autores. Na altura em que fiz o post esqueci-me (talvez porque não releia), dos policiais, thriller's e romances de mistério que entraram na minha adolescência e "vieram para ficar"! rsrs

Gostei muito da tua referência ao livros de psicologia infantil, pois são quase sempre eternos esquecidos, mesmo para pais em "sobressalto".

Fiquei muito feliz por teres aceite este desafio! Obrigada.

Beijos

Pedro Paiva disse...

Olá Ademar,
Vou ver "Animes e Tokusatsus", que ainda não conheço. Gosto do "Contos do Crack", daí ter indicado este. Mas o interessante é dar continuidade.
Abraço!

Pedro Paiva disse...

Olá Luisa!
Os livros de psicologia infantil têm actualmente uma presença muito forte! E mesmo assim, não percebo nada de psicologia infantil!
Sempre que tiveres este tipo de desafios, terei todo o gosto em participar! Pode demorar a resposta, mas chegará.
Bj