Bairrada: a soma do todo poderia ser maior do que a soma das partes


O Chacomporrradas, como é seu apanágio, presenteia-nos mais uma vez com uma análise à realidade regional que vale a pena ler com atenção e sobre ela reflectir, em: Análise do Pedro Costa!
Mais uma vez, põe o dedo na ferida. Há bairrismos bacocos de quem não faz nada, nem quer deixar fazer.

Irritam-me solenemente as disputas locais entre Mealhada, Luso e Pampilhosa... Irritam-me solenemente os bairrismos bacocos entre Mealhada, Anadia, Oliveira do Bairro ou Águeda, entre outros que por aí se vêem.
Ninguém ganha nada com essas divisões, e juntos teremos mais força.
Mas é preciso fazer um esforço para deitar por terra esses preconceitos, ou bairrismos, ou sinais de menoridade, depende de como lhes queiram chamar, e substitui-los pela força de projectos comuns e abrangentes.
Imaginem toda uma região a votar no Bussaco nas 7 maravilhas naturais!
Imaginem toda uma região a votar no leitão da Bairrada nas 7 maravilhas gastronómicas!
Imaginem o Carnaval da Bairrada com escolas de Samba ou outros grupos de todos estes concelhos bairradinos e outros limitrofes, mesmo não sendo bairradinos!
Alguém duvida que seriam eventos com muito mais força!
Vá lá, façam lá um esforço, e deixem de criticar, mas envolvam-se em projectos da vossa região, mais do que da vossa terra!
Não perdendo a identidade da nossa terra, temos que ter a noção que quanto melhor estiverem os nossos vizinhos, melhor poderemos nós estar.
Há que mudar o paradigma muito presente em muitos bairristas de meia tigela de "quanto pior, melhor" para "quanto melhor, melhor"!

1 comentário:

Anónimo disse...

Não poderia estar mais de acordo.
Até mesmo quanto ao Carnaval da Mealhada. Apesar de sempre ter achado tal evento uma coisa completamente contra-natura, concedo até que se mantenha (para quem goste), em nome do tal espírito de cooperação que deveria existir, em vez do referido espírito bacoco e doentio de competição que não conduz a lado nenhum!