o porteiro do oasis

A história seguinte é uma metáfora (ligeiramente adaptada)à visão de cada um de nós sobre o mundo. A nossa percepção da realidade depende mais de nós do que do contexto em que estamos (com a devida ressalva para situações extremas).
Para ler com calma e reflectir!
Tentem perceber o que o porteiro vos diria!

Havia um aprendiz de porteiro que estava a ter uma semana de estágio com porteiros profissionais. Nesse momento estava a ter um estágio com o porteiro do oásis! Estavam num oásis em que nem todos podiam entrar, cabendo ao porteiro fazer a selecção.


Durante essa semana, chegou um viajante de longe, que pretendia viver no oásis! Perguntou ao porteiro:
“Como são as pessoas por aqui? O ambiente é bom?”
O porteiro respondeu com outra questão: “Como eram as pessoas do sítio de onde vem?” O viajante respondeu: “eram óptimas! Essencialmente boa gente, e sempre disposta a ajudar”
Respondeu o porteiro: “exactamente como por aqui! Vai dar-se bem, porque as pessoas são muito parecidas com as que me descreveu!” e deixou o viajante entrar!


No dia seguinte surgiu um novo viajante, numa situação parecida. À pergunta sobre como eram as pessoas, o viajante respondeu: “eram desconfiadas e sempre prontas para falar mal. O ambiente era desagradável e não se podia confiar em ninguém!” O porteiro respondeu: “aqui as pessoas são muito semelhantes à descrição que está a fazer. Proponho arranjar-lhe os mantimentos que necessita e o melhor é fazer-se ao caminho, que esta terra não é para si!” e dito isto, forneceu água e comida ao viajante, que seguiu satisfeito!

O estagiário perguntou: “mas porque é que para a mesma pergunta, respondeu num curto espaço de tempo, de forma tão diferente?”
Responde o porteiro: “As pessoas não precisam da minha resposta porque já a têm em si! A forma como viam as pessoas do sítio de onde vêm, é a forma como verão as pessoas onde quer que vão. Assim, a opinião sobre os outros, depende mais de cada um, do que dos que o rodeiam!”
Adaptado de autor desconhecido

Sem comentários: