a chama imensa

Não sei de onde vem o título deste post, mas é um título que me vem à cabeça sempre que penso no jogo de ontem. Se alguém perceber porquê, diga-me, sff.
A análise ao jogo de ontem pode ser encarado de forma humorística, e aí surgem frases como: Dragão apagou a luz, a chama era tão intensa que tiveram que desligar o sistema eléctrico e os sprinklers foram activados, ou que os responsáveis pelo Benfica, preocupados com os pontos que ainda é necessário ganhar para a Europa, preferiram que fossem festejar com água do que com champanhe, ou ainda um banho de bola antes do banho final! Poderíamos ainda analisar a vertente circense que o árbitro optou por dar ao desafio, vestindo a pele do Croquete ou do Batatinha (não estou certo qual dos dois).

Mas deve ser encarado de forma séria. E neste caso, seria importante reflectir sobre quantos de nós iríamos descansados com a família ver um espectáculo, para o qual todos temos contribuido, através dos nossos impostos!
As pedradas, os desacatos e a violência, são casos de polícia e devem ser tratados como tal, independentemente da cor azul, vermelha, verde, amarelo ou lilás. Criminosos são criminosos e ponto final. Outra questão é a atitude de alguém, de muitos que se querem mostrar como os arautos da moralidade e do fair-play, e depois não sustentam isso com os actos. Nesta coisas do futebol, não sei quem nasceu primeiro, se o ovo ou a galinha. Mas sei que deve ser travado antes que aconteça alguma tragédia. Digo antes que aconteça outra tragédia, pois um famoso final da Taça de Portugal teve um fim drástico para um adepto Sportinguista da Bairrada. 
Por isso questiono, se apagassem as luzes numa qualquer outra casa de espectáculo voluntariamente, como aparenta ter sido o caso, o que seria?
Por isso questiono, se se gerasse o pâncico, e as pessoas se descontrolassem com as luzes apagadas, o que seria?
Por isso questiono, se se gerasse confusão entre os adeptos e as forças policiais, o que seria?
Infelizmente, tenho para mim que o futebol está acima da lei, e estes actos criminosos, vão passar impunes. E vou continuar a festejar títulos do Porto (também gostaria de festejar alguns da Académica, mas parece complicado), mas vou continuar a ser espectador de sofá, pois ir a um estádio é uma actividade mais radical do que bungee jumping, ou descer rápidos no rio Paiva!
É preciso que os responsáveis façam alguma coisa, porque já transformaram o futebol desporto em futebol espectáculo e agora estão a deixar transformar o espectáculo numa guerra.
E estou convencido que se alguém ganhar esta guerra, terá uma vitória de Pirro.

Sem comentários: