Coimbra tem futuro ii

Ainda no âmbito da Conferência Coimbra tem futuro, houve um conjunto de pessoas que considero que tiveram uma postura de que gostei, e que nestes momentos deveriam ouvidos por quem decide. Paulo Júlio é uma dessas pessoas e acredito que se vai afirmar, para além do que já se tem afirmado, como um valor indiscutível da região centro. Mas há mais!

Gonçalo Quadros, é um empresário com provas dadas. Se não se conhecemos o nome Gonçalo Quadros, poucos haverá que não reconheçamos a Critical Software. Um dos exemplos a ter em consideração, para nos motivar para a excelência. Gostei de ouvir Gonçalo Quadros falar e ficou-me o seu conceito de contexto. Este conceito vai para além do bem-estar do colaborador na empresa, mas pretende que o colaborador tenha o bem-estar na cidade e na região. E apresentou alguns exemplos de situações boas para o contexto e para a atração ou manutenção de quadros qualificados na cidade-região de Coimbra, mas também alguns exemplos de situações simples, mas que impactam o bem estar do cidadão e que podem contribuir para a sua decisão em estar nesta ou noutra região. Este contexto foi sustentado com o grande exemplo em que João Moura apresentou o trabalho que está em curso em Cantanhede e a sua capacidade para captar empresas, investigadores. Este contexto está a ser trabalhado no sentido de ser visto como um factor positivo de decisão, para o segmento e os actores das Biotecnologias e toda a sua envolvente.

Outra intervenção interessante foi a de José Basílio Simões da ISA. Apresentou-nos projectos concretos da empresa, mas que podem influenciar a qualidade e os desempenhos da região. Partilhou a sua crença nos conceitos de "shared value" e "livinglabs", que suportam os projectos apresentados e fez algo que marcou a sua intervenção: deixou propostas para os decisores de Coimbra e região analisarem: uma agência de energia para Coimbra, uma grande orientação para o turismo sénior dos países nórdicos e um investimento forte em quadros e conhecimento.

Do público houve ainda algumas intervenções interessantes, mas saliento as intervenções de uma figura excêntrica, um senhor já de idade, com um chapéu que interpretei como sendo acessório de marca da personalidade. Julgo ter percebido alguém chamar-lhe "Professor Canha", mas sem certezas. Pelo que percebi foi uma das figuras de proa da Universidade Vasco da Gama. Mas é mais uma pessoa que deve ser ouvida. Pareceu-me que é, essencialmente, alvo de condescendência e simpatia. Mas parece-me que merece mais do que isso. Primeiro, mostrou grande lucidez ao dizer, sem papas na língua, que "mais importante do que ganhar eleições, é merecer ganhar! E hoje ninguém merece ganhar." Falou ainda na capacidade de Coimbra se fazer ouvir e da sua importante no contexto nacional, com uma frase maravilhosa: "em Lisboa dá-se um traque e na província ouve-se um tiro de canhão! Na província dá-se um tiro de canhão e em Lisboa ouve-se um traque."

Uma outra tendência verificada no local (e em muitos outros locais), é a convicção crescente de que Portugal está a sofrer as consequências (nem sempre perceptíveis) por ter perdido muita da sua capacidade agrícola e produtiva básica.

Haja mais destas conferências para acreditarmos que toda a região centro tem futuro

Coimbra tem futuro i

Sem comentários: