Tim: EL PRESIDENTE A LA RASCA


O Xico estava perplexo! Nos filmes tudo bem, mas pensava que era só mesmo nos filmes!
Conhecia o Xitas desde miúdo. E o Xitas conhecia o Xico precisamente desde a mesma altura. Por isso, tinha dificuldade em acreditar que ainda não o conhecesse bem.


Já tinham passado por várias cenas juntos. Tinham estado na mesma equipa de Basket, e tinham pertencido a uma associação de jovens, em que tinham desenvolvido um projecto durante 6 anos. Já se deviam conhecer.
Nessa associação, tinham seguido por vias diferentes. O Xitas tinha seguido uma via mais profissionalizante, o Xico a via da carolice. Nessa via profissionalizante de dirigente associativo, tinha que ir à capital por diversas ocasiões. Simultaneamente, ia somando amigos. Não seriam exatamente amigos, mas sim os denominados hoje em dia por contatos.
O Xico tinha estudado, feito o seu cursinho e tinha o seu trabalho. O Xitas, criou a sua empresa e baseou a sua atividade nos contatos.


O trabalho associativo continuou por uns tempos, e um dia, num jantar da associação, o Xitas apresentou ao Xico el presidente. Era o presidente de uma das principais concorrentes da empresa onde o Xico trabalhava. El presidente era uma pessoa encantadora e muito positivo. Foi um jantar agradável em que a política e o futuro do Xitas ocuparam grande parte do tempo.
Apesar do que já tinha ouvido falar sobre el presidente, tinha ficado com uma imagem positiva.


Passado algum tempo, voltaram a contatar. O Xitas tinha dado o telemóvel do Xico ao el presidente, e este tinha combinado um copo de fim de tarde com o Xico. O objectivo era a apresentação de uma proposta de colaboração. Sem nunca ter percebido porquê, o Xico disse que ia pensar no assunto, mas saiu dali com a decisão tomada. Não ia aceitar a proposta. Que raios, não conhecia a sua competência e ia-lhe fazer uma proposta? Parecia que a intenção seria essencialmente picar a empresa do Xico. Num outro copo de fim de tarde, informou o presidente que apesar de ser tentador, não iria aceitar a proposta. Pereceu que por ínfimos segundos os olhos do el presidente ficaram turvos, mas a postura agradável e bem disposta foi rapidamente reposta. Devia ser uma percepção errada do Xico.


Passaram-se 4 anos de desafios e projectos, sem notícias do el presidente, a não ser as que se ouviam aí fora. Há sempre alguma coisa que se ouve quando as duas maiores empresas da região e concorrentes diretas se cruzam tantas vezes em áreas de atuação comuns. Mas nada de significativo.


Ao fim deste tempo, o Xico teve notícias do el presidente. Tinha falado com o Xitas e precisava de falar com ele. O Xico ouvia sempre todos os que com ele queriam falar, pois já tinham surgido negócios interessantes, pela sua disponibilidade para conversar com todos. Tinha a noção que seria uma situação não muito fácil, pelo histórico das 2 empresas.


El presidente, em nome da amizade que o unia ao Xitas, precisava de um grande favor seu: o mercado de trabalho estava difícil. A área dos sistemas de informação estavam em grande expansão e não conseguia contratar pessoas para a sua empresa, para esta área. Sabia que a empresa do Xico tinha pessoal altamente qualificado nesta área, com competências comprovadas em diversos projectos e precisava que o Xico abordasse os seus colegas da área de desenvolvimento de software. Ficaria sempre grato e com uma divida que nunca poderia pagar. E estava disposto a pagar bem aos colegas do Xico. “el presidente, apesar de ter estima por si, sabe que não vou fazer isso. Pode não saber, mas deveria ter perguntado ao Xitas. Sou leal para aqueles com que estou envolvido.” O Xico falava em estima, mas a que existia por el presidente tinha toda sida reduzida a pó numa fração de segundo. A lata! A cara de pau! O desplante! Mas não ficou por aqui! Aí el presidente, que já chega! Mas ainda disse “el presidente”: “E pelo menos dizer quem poderei eu abordar para fazer um contato direto?” e o Xico: “el presidente, fiquemos por aqui! Não temos mais nada para conversar, e assim sendo, vou sair, que tenho compromissos!”


Xico saiu de forma rude, tal como tinha sido rude a fase final d’el presidente! El presidente tinha percebido claramente a mensagem! Mas o Xico tremia! Saiu rapidamente do edifício, pois tinha cheirava-lhe a algo que não sabia se era mofo, ou algo sulfuroso!


Haveria de saber qual o papel do Xitas naquele assunto! Mas para já, ia-lhe chamando todos os nomes que conhecia de A a Z, com raiva pura.


Estava perplexo! Nos filmes tudo bem, mas pensava que era só mesmo nos filmes!
Estava perplexo porque não acreditava que alguém na vida real tivesse aquela abordagem!
Estava perplexo porque acreditava que o Xitas o conhecesse melhor!
Estava perplexo! E lá tinha ido pelo cano abaixo mais um pouco de fé na humanidade! E de repente, uma vontade de rir nasceu do fundo do seu ser! E percebeu: el presidente estava mesmo à rasca! WAWAWAWA!!!
E ficou radiante!
Não era politicamente correto, mas el presidente tinha arrancado à força um naco da sua fé na humanidade! Ficar radiante era o mínimo!

1 comentário:

Unknown disse...

Pedro, já estou com a escrita atrasada, que se farta! rs
Acho que o Xico é uma alma pura! Mas teve o seu momento de lucidez glória, quando percebeu que "el" estava msmo "a la rasca"! rsrs