estrumpfes? quero lá saber!

Aí está uma nova polémica para durar... pouco!
Os estrumpfes devem ser estrumpfes ou smurfs?
Aparentemente, os responsáveis pelo marketing, fizeram com que o nome destes seres simpáticos fosse conhecido por determinadas gerações como estrumpfes. Diz-se que foi uma forma de reduzir custos. Vi muitos episódios e vibrava com as suas aventuras. Mas durante vários anos, nunca mais soube deles. Ficaram escondidos tranquilamente no seu mundo, enquanto eu seguia a minha vida, no meu!
Há uns dias, falando com representantes de uma geração que ainda não tem nome, pois a sua idade ainda se pode identificar com os dedos de duas mãos, falaram na possibilidade de ir ver os Smurfs! Como manda a prudência, tentei saber o quem eram os Smurfs. Ainda me lembro da roda de cota que levei quando mostrei declaradamente a minha ignorância em Gormitis, e tenho agora cuidados extra e acesso à internet em qualquer lugar, para pesquisas rápidas!
Afinal, eram os queridos estrumpfes. Conseguia falar a mesma linguagem. Mas para eles, não existiam estrumpfes, apenas Smurfs.
Tirando alguns casos de nostálgicos ou de admiradores vigorosos dos estrumpfes, os smurfs vão entrar naturalmente nas nossas vidas, e rapidamente esqueceremos os estrumpfes!
Assim, o melhor é entrar na onda e conseguir comunicar com as novas gerações. Vou começar a chamar-lhes sempre smurfs e esquecer os... os... os...
Como é que era mesmo?

Ver mais em:
Os Smurfs ou Estrunfes.
Os Estrumpfes “estrumpfam” hoje 50 anos
Sequela de “Os Smurfs” anunciada para 2013
Estrumpfes sim, Smurfs nãoooo
Les Schtroumpfs

Sem comentários: