o mérito do coletivo, ou a importância de não ser boca rota

O Braga está de parabéns! Apesar de ainda não ter ganho nada, mostra-se a equipa mais consistente do campeonato e ser líder a 6 jornadas do fim do campeonato, pode fazer a diferença. Braga é líder. Nas próximas jornadas joga com o Benfica e com o Porto. Se continuar a ser competente dentro de campo, podemos ter um Braga campeão! A acrescentar ao mérito desportivo (acredito que seja fator critico para os resultados desportivos)  há o mérito de não ser boca rota. Ou seja, não está preocupado com arbitragens, mas sim em construir uma equipa forte e com grande capacidade coletiva.

Este Jardim é um exemplo para os treinadores do Porto e do Benfica, que deveriam estar preocupados com os erros das suas equipas. Chegam a cair no ridículo com criticas a arbitragens, normalmente associadas a maus resultados. Estas análises costumam ser tão parciais que tiram toda a credibilidade a quem as faz. É caso para dizer "fechem as matracas e trabalhem."

O Sporting tem um surpreendente Sá Pinto, que não tem apelado ao soco como ferramenta eleita para resolução de problemas. Tem apelado à ponderação, mesmo quando se poderia sentir lesado. Tem tido uma postura de trabalho, ou seja, treina mais do que fala, e aparecem resultados: uma prestação europeia assinalável e resultados internos mais consistentes com a sua tradicional posição.

A Académica é surpreendente. Depois de um início de campeonato a indicar o cumprimento dos objetivos relativamente cedo, chega ao fim do campeonato a ter que acelerar o passo para fugir à despromoção. Ainda são alguns os pontos que separam da linha de água, mas tem que fazer pela vida. Positivo é a presença na final da Taça de Portugal. Mas não havia necessidade deste sufoco no campeonato.

É provável que o Sporting tenha ficado na memória do M. City. É provável que os jogadores do M. City se lembrem do nome dos jogadores do Sporting. Espero que o Benfica possa tirar a vontade ao Drogba de ironizar (Drogba ironiza). Que Jesus esteja iluminado contra o Chelsea!

Sem comentários: