qual a verdadeira missão?

Há muitas vezes a tendência para nos esquecermos da nossa missão, estando apenas concentrados nos objetivos. Não nos devemos esquecer que o caminho faz parte do cumprimento dos objetivos. Deveremos querer cumprir com os objetivos, esquecendo tudo o que precisamos de fazer para os alcançar?
O exemplo retirado do livro "the mindgym" ajuda-nos à reflexão necessária:

"Uma das muitas coisas que nos pode lançar para o piloto automático é a pressão.
Isto foi demonstrado pelos psicólogos John Darley e Daniel Batson, que pediram a pediram a um grupo de seminaristas para prepararem um sermão sobre a parábola do bom samaritano, que deveriam ler num local próprio. Tendo em mente a ideia de parar e ajudar aqueles que precisam, pediu-se aos seminaristas para irem a pé até ao local onde deveriam fazer o sermão.


Pode estar a pensar que não há quaisquer dificuldades, mas foi aqui que os astutos psicólogos tornaram a vida difícil - decidiram que a caminho do local onde os seminaristas iriam fazer o sermão deviam deparar-se com alguém deitado no chão, a tossir, a falar incoerentemente, e a pedir ajuda. Para tornar as coisas mais difíceis, disseram a metade dos seminaristas que estavam atrasados para o seu sermão e à outra metade que tinham muito tempo.


Quantos iriam parar? E quais?


61% daqueles a quem disseram que tinham muito tempo, pararam para ajudar a pessoa magoada, mas apenas 10% daqueles a quem disseram que estavam atrasados é que pararam, com alguns seminaristas a passarem literalmente por cima da pessoa "magoada".


Esta ligeira mudança de situação conduziu os seminaristas "apressados" para piloto automático, esquecendo-se do que estava nas suas mentes há apenas alguns instantes."

Nada melhor do que citar dois famosos e conceituados ensaístas que em poucas palavras nos ajudam a analisar de forma magistral a história apresentada:


"O objectivo não está sempre colocado para ser atingido mas para servir de ponto de mira."
Autor - Joubert , Joseph
"Os passos não conduzem, apenas, a uma meta; cada passo é já em si uma meta."

Autor - Alain (Émile-Auguste Chartier)

Sem comentários: