museu subaquático em Portimão

Portimão, nos últimos anos, tem apostado muito no turismo e em se tornar uma referência, a este nível, na região. Com vários espetáculos e infra-estruturas, tem apontado para vários mercados turísticos, tendo o sol, a praia e o mar como produtos fundamentais para potenciar muitos outros projetos. Agora, está em curso a construção de um museu subaquático dedicado (por enquanto) a mergulhadores. Espero que dê origem a um recife artificial com muita vida subaquática à sua volta.

Este ano a corveta "Oliveira e Carmo",  o navio-patrulha "Zambebe" já estão afundados. Para o ano serão afundados o navio oceanográfico "Almeida Carvalho" e a fragata "Hermenegildo". Para já, estes navios serão a base do futuro museu. Com as devidas precauções contra poluição que possa existir, este poderá ser um contributo interessante para aumentar a oferta turística de qualidade desta região.

Fico curioso acerca deste projeto. Apesar da curiosidade, como não está nos meus planos um curso de mergulho, espero que possam ter uma solução para visitas com algum tipo de submarino que permitam ir ao local, mesmo sem ter as competências de mergulhador.



navios no fundo do mar de Portimão
navios de guerra vão hoje ao fundo em Portimão

Para poder ter a noção da força destas obras de arte, aqui fica um exemplo de um recife artificial/museu subaquático que existe na costa do México (Cancun) e que consiste em 400 esculturas de tamanho real, representando pessoas. Deram-lhe o nome de "The Silent Evolution". Para ver mais detalhes, ler: artificial reef silent evolution underwater sculptures.


Sem comentários: