Surf numa boa onda * marketing em ação!


Existem várias formas de publicitar um produto. Há uns dias, falámos do bar do IPAM e da sua simplicidade e eficácia na forma de promover e criar empatia com os seus clientes  1.º café grátis * marketing na prática. Hoje, falámos de outra ação de marketing simples, original e, acredito bastante eficiente. O Turismo de Portugal está a promover o produto turístico surf exemplarmente. 

A estratégia fazer de Portugal um país de surf, tem trilhado o seu caminho. Desde a Praia dos Supertubos, até à famosa onda da Nazaré (onda do canhão da nazaré no Guiness) ao canhão da Nazaré, o surf tem-se tornado mais conhecido em Portugal, e aos poucos, a comunidade do surf, vai reconhecendo este pequeno país como um paraíso do surf. Agora, o turismo de Portugal tem em curso uma campanha no mínimo original: surfistas que não encontrem por cá boas ondas, podem voltar de borla, com limite de custo  de 750€ para os primeiros  20 que comprovem determinadas condições (ver detalhes no link: surfistas que visitem Portugal e não encontrem boas ondas podem voltar de borla! . Ou seja, os 15000€ que poderão ter que ser entregues a surfistas insatisfeitos, são o acréscimo a uma campanha tradicional de mercado. Este acréscimo não é assim tão significativo se tivermos em consideração que a mensagem subjacente mostra confiança nas condições exemplares de Portugal (mas não permite danos excessivos, limitando a participação aos primeiros 20) e será, provavelmente, uma campanha que terá eco na imprensa especializada e generalista, pois a possibilidade de receber uma viagem extra, captam a atenção dos interessados, e irá, com certeza, captar os usufrutuários dessa imprensa. Assim, haverá publicidade gratuita que se tivesse que se pagar seria impensável.

Esta campanha mostra dinâmica e capacidade criativa de quem a gizou e poderá contribuir de forma significativa daquele que parece ser um objetivo que está a ser encarado com determinação e envolvendo diversos interesses: colocar Portugal como um país com condições naturais excelentes para a prática do surf.    

Por mim, estou convencido que se fossemos mais um país de surf, aumentaríamos os índices de felicidade bruta.

Sem comentários: