CR7 A figura do desporto de 2012


CR7


Há muitas figuras do desporto que se poderiam escolher como figura do ano para 2012. No entanto, há uma que se destaca neste mundo português: Cristiano Ronaldo (CR7). Tem capacidades futebolísticas só ao alcance de alguns dotados de talento natural, mas que é complementado com uma enorme capacidade de trabalho, como é confirmado pelos colegas e treinadores que vai tendo ao longo da sua carreira. A esta capacidade futebolística tem uma aura de estrela que lhe dá um mediatismo a toda a prova. Oriundo de famílias com dificuldades, é um exemplo de que é possível vencer na vida, ultrapassando contrariedades várias. Tem uma capacidade enorme de gerar amor e ódios, não sendo muito habitual ficar no meio termo no que à sua pessoa diz respeito. 

Estrela

Galã, com um histórico de conquistas fora do campo que provoca invejas e ciúmes. Parece também figura principal numa história de fadas, em que o seu final atual é com uma princesa da moda, o que apenas contribui para aumentar o fascínio ou o rancor pela sua pessoa. Tem birras e caprichos e não os esconde. Uma autentica estrela. Tudo o que faz, tem eco imediato na comunicação social. Casa no Gerês? Acidente de automóvel? Conversa com a Rita Pereira? Um dedo levantado? Fica triste com o Real Madrid? Tudo isto origina vendas em barda de jornais desportivos, cor de rosa, e até dos ditos sérios. Alimenta muita gente, gera múltiplos negócios, cumprindo o seu papel de estrela. 

Futebol

Mas o importante é que é um pilar da seleção nacional e do Real Madrid.Tendo como base muito trabalho, cujos resultados se podem ver neste artigo, ou neste. E este aspeto deve ser valorizado. Ronaldo chegou onde chegou, porque trabalhou muito. Assim, o seu ano desportivo foi recheado de sucesso, com 46 golos na Liga Espanhola, 10 na Liga dos Campeões e 3 no Campeonato Europeu. Termina no "onze" ideal de 2012 do "L'Équipe" e está a aguardar a decisão sobre quem ganhará a Bola de Ouro, onde tem um concorrente de outro mundo, mas cujo nome não pronunciaremos aqui.

Futuro

A Bola de Ouro e as dificuldades que o Real Madrid está a ter para renovar o contrato com CR7, que tem sido abono para tudo o que ao futebol jogado do Real Madrid diz respeito, deixam antever cenas dos próximos capítulos escaldantes, assegurando desde já, que a sua presença na imprensa vai continuar em grande. Nós por cá, continuaremos a seguir CR7 e a ser apoiantes do clube onde está, mesmo sendo contra-natura. Se a armada portuguesa, e com maior intensidade CR7 e Mourinho sairem do Real Madrid, posso voltar a apoiar e a admirar sem reservas o futebol e o clube de Barcelona. Num dos Manchesters ou em Paris, continuaremos a seguir a figura do futebol da última década.


Sem comentários: