Samsung e o Fim do Mundo? Nããã, pior! Pepa quer uma mala!



o fim do mundo?

Durante dois dias estive afastado do mundo das notícias. Estive muito mais atento ao Toodles e aos problemas que o Manny Maozinhas tinha que resolver.

De volta à realidade, perguntei "o que é pepa?" apercebi-me que seria mais do que o que é, "quem é Pepa?" Parecia ser o problema que estava na ordem do dia. Só comparável ao fim do mundo Maia, ocorrido em dezembro último.

Percebi então que tinha resultado de uma ex-futura campanha da Samsung, que antes de o ser, deixou de o ser. Quis perceber melhor o que estava aqui em causa. Está a pesquisar. Resultados da profunda pesquisa: cerca de 1 160 000 saídas em 0,21 segundos. Boa! Comecei pelo Expresso e aqui vai:
Pepa No Expresso e
Pepa no Youtube.
Já deu para perceber melhor:

quem és tu Pepa?

Uma tipa bem feita, gira, vestida para caçar e com ar contemporâneo, ao que se deverá acrescentar um a imagem saudável e asseada num ambiente proibitivamente agradável (lareira nesta época é bom). Não me agrada tanto a voz afetada, mas deve ser por não estar familiarizado com o sotaque. Para qualquer sotaque estranho preciso de um tempo de adaptação! Mas tirando esta caraterística, diria que gajas destas não deviam existir. Se alguém devia estar em extinção, não deviam ser os linces da Malcata. Estamos em crise. Devemos ser solidários na depressão e no pessimismo. De onde é que surgiu esta pita que vem pôr tudo isto em causa? Alegre, materialista, sonhadora! Espécie insopurtável, nestes tempos difíceis.

Sorte ou azar

Bem, agora vamos ouvir o que tem para dizer: "2013 ano vai ser ano de sorte ou de azar." É oca e vazia. Claro que sim, vai ser de sorte ou azar! Para que é que esta gente diz o óbvio? Fúteis!
Analisando as respostas de algumas pessoas sobre temas mais profundos, selecionei algumas das respostas que nos podem consolidar as convicções de que a pita é totó. Um dos temas mais profundos, é o futebol. Relativamente à questão "Quem vai ganhar o jogo do Benfica*Porto?", 
para além das respostas habituais de: "Vai ser um massacre!" ou "Até os comemos!" ou ainda "No nosso salão de festas mandamos nós!", não faltaram respostas óbvias e suficientemente vastas para acertar na coisa: "Este é jogo de tripla! Qualquer resultado é possível!" - aqui está uma resposta bem mais profunda e convicta. "Estou convencido que quem marcar mais cedo arrisca-se a ganhar. Mas é possível que qualquer um ganhe. Já é mais difícil ficarem empatados, embora seja possível!"
Certo! Podemos dizer que vai ser um jogo de sorte ou azar? Claro que não! Siga em frente!

desejos para 2013

Pepa deseja, entre outras coisas, que não a paz para o mundo (já não pode ser Miss Mundo), uma mala preta Channel! Como é que uma pessoa que se interessa e escreve sobre moda tem um desaforo de ter um desejo destes? Devia desejar um trem de cozinha? O fim da crise? Que o Sporting seja bem sucedido? Fazer reuniões da Tupperware? Ter uma Bimby ou ser promotora da Avon? Quais são os desejos que se devem ter ou não? Onde está o índex dos desejos proibidos ou aceitáveis? Vamos ver quais são os desejos de gente comum, que já não é afetada e não fala nasaladamente. Os nomes são fictícios para proteger as pessoas de linchamento público, ou de passagem a bestial sem mérito comprovado:

Mané: "Desejo ser feliz! Um porsche 911 ajudava!"

Santiago: "Desejo ir ao Santiago Bernabeu! A Santiago de Compostela também! E ter um Mercedes! Pode ser modelo de 1989, pois não consigo um recente!"

Joana - "Desejo um i-pad para poder atualizar o meu blog sobre crianças em qualquer lugar! Já conhecem?"

João Asdrubal: "Desejo mudar de nome, em 2013. Estou a tratar de tudo e antes do final do ano serei Manuel Asdrubal! E serei mais feliz"

Nela: "Desejo ser feliz! Para isso, bastavam umas sessões num Spa maravilhoso que há aqui perto! Não é pedir muito!"

Natasha Azarenka: "Desejo ser assessora da maleta vermelha! Assim, posso contribuir para a felicidade no mundo. Logo, para a paz no mundo, o que me dará esperança de ser Miss Mundo!"

Madeinusa: "em 2013 quero retocar uma plástica para ter seios mais abundantes e para uma bunda redondinha e rijinha! Se der, ainda retoco o nariz este ano! Quem sabe é desta que ganho o prémio da melhor bunda!"

Pedro: "Desejo provar um pera manca tinto de 2008, numa esplanada de uma das praias portuguesas, servido pela Rute Marques!" 

Analisando a dúzia de estudantes universitários a amioria queria i-pods ou telefones com o sistema Android para estarem contactáveis em qualquer lado a qualquer hora. Diziam que hoje em dia, quem não está conectado está out. Deu discussão até às 6:00 da manhã para decidir qual o melhor dos dois! Não chegaram a qualquer conclusão. 1 queria ter um lamborghini e 1 queria deixar de ser virgem. Até já tinha um plano. Iria elaborar uma teoria de rotação dos planetas que permitisse desalinhar os signos e mudar o dia de início do signo virgem para mais tarde. Não queria ser virgem para sempre.

Serão estes desejos classificados como hediondos ou como aceitáveis? É caso para dizer, volta Pepa estás perdoada. Atrevo-me a dizer que afinal uma mala até é aceitável! Digo eu, com o antecipado pedido de desculpas se assim não o acharem. Se entenderem, avisem que eu tiro estas blasfémias deste blog!

A Samsung

Não há muito a dizer sobre a Samsung. Admiro a marca e tenho alguns dos seus produtos e boa impressão dela. Costumo ficar do seu lado nas guerras de patentes com a Apple, apesar dela não o saber. Concordo com quem diz que a campanha é fraca. O maior problema é da própria Samsung. Mas nem todos os anúncios são Tcharan! Fantásticos! Dignos de ficar registados nos anais da publicidade. É mais fácil fustigar os tipos do marketing. Penso que será natural haver algumas campanhas mais fracas e outras mais fortes. Tenho pena que tenha retirado o anúncio. Falhar, ou ficar aquém faz parte do processo. É aprendizagem. Pareceu-me até haver alguma lógica na associação a bloggers de moda, pois o design tem sido uma aposta forte da Samsung, desde há uns anos.

Acredito até, que este "retirar" do anúncio, tenha contribuído mais ainda para o tema se tornasse viral e discutido por toda a parte! A Pepa tornou-se conhecida e provavelmente as visitas ao seu blog aumentaram exponencialmente. Os seus fãs continuarão a segui-la. Até vai dando para ser motivo de programas de humor, como este Tubo de Ensaio: Bruno Nogueira e Pepa.

O desafio

Para concluir, fica o desafio:

  1. Já pensaste nos desafios para 2013? Escreve-os num papel!
  2. Substitui mala por objeto! Quais os que são diferentes dos desejos da Pepa!
  3. Quais os que são hediondos e quais os que são aceitáveis?
  4. Se tiveres dificuldades, envia a resposta para mim, que faço a minha apreciação e classificá-los-ei!

Desejos secretos

Apesar dos desejos feitos aquando da ingestão das 12 passas às 12 badaladas do fim do ano de 2012, ficam no meu intimo, para evitar a destruição em praça pública e virtual dos desejos. Mesmo que entre eles esteja uma Wii, apesar de ser desejo que perdura desde 2010. Ainda bem que não desejo uma mala preta.

Estou quase convencido que estamos perante um caso típico de síndrome do bode expiatório, que podemos perceber melhor neste post. Estamos todos a apontar o dedo para a Pepa, esquecendo que ficam 3 outros apontados para nós. Apesar de tudo, prefiro ficar focalizado nas resoluções de ano novo que fiz também em 2010, e que se podem ver no seguinte post, com o título Apesar de Tudo... 

Bom ano e sejam felizes. 
Cá por mim, vou trabalhar para concretizar os meus desejos! 
Quem sabe se é este ano que consigo poupar para a Wii!

Sem comentários: