O Insuportável Dilema do Ser e outras coisitas relevantes


O insuportável dilema do Ser do Nacional e do Braga

Keita é um jogador do Nacional que marcou o golo do empate contra o Braga, o seu clube! Isto é, o Keita pertence ao Braga. O Keita está emprestado ao Nacional. O Keita marcou um golo ao Braga, que ajudou a carimbar a sua presença na Liga Europa, retirando-o da Liga dos campeões. Assim, Keita demonstrou o seu profissionalismo ao marcar um golo que, caso regresse ao Braga, evitará a sua presença na tão pretendida Liga dos Campeões. Mesmo não havendo dilema em campo, pois as emoções sobrepõem-se à razão, há dilema logo que surge uma ponta de racionalidade. Deve ser duro para o jogador. Algo semelhante se passou no final da Taça de Portugal, ganha pela Académica no último ano. O MVP da final pertencia aos clube adversário. Ser de um e de outro provoca estes dilemas!

O clube dos castores

O Paços de Ferreira é, sem margem para qualquer dúvida, a equipa sensação da presente temporada. Alcançou a presença na pré-eliminatória da Liga dos Campeões com o 3.º lugar no campeonato. Permitiu à Académica ganhar o ponto que lhe faltava para a manutenção e espero que, com os festejos que merecem, fiquem cansados para o jogo com o Porto, permitindo ao Porto ganhar o campeonato. Mas o fundamental é um clube com um trabalho admirado desde há alguns anos e esta será uma época de sonho, sendo apenas a consequência de todo um trabalho sério e consistente. O mais interessante é a existência nos estatutos do clube da obrigatoriedade dos seus dirigentes apenas poderem deixar os seus mandatos, com a respetiva cessão de funções, se deixarem as contas regularizadas. Isto é uma proteção, uma blindagem que protege o clube de malabaristas que se queiram promover sem trabalho e sem responsabilidade pelas contas. Para além disto, tem um orçamento que fica muito longe dos que ficaram à sua frente, e de muitos dos que ficaram atrás de si!

Outras coisitas positivas relevantes

* Campeonato até ao fim, provando que a bola tem várias configurações para além da óbvia "bola redonda"
* Saída do Sir Ferguson, mas continuidade no futebol, noutras funções
* Arbitragem de Pedro Proença
* Declarações de Luís Filipe Vieira a dizer que o adversário era o Porto e não o árbitro
* Pinto da Costa a desejar que o Benfica traga o troféu correspondente à Liga Europa para Portugal
* Declarações lúcidas de Jorge Jesus
* Declarações lúcidas de Vitor Pereira
* Portugal é campeão europeu de futebol robótico em simulação 3D

Ver em:

Porto Benfica, o épico jogo do título
Jorge Jesus: derrota deixa marcas
As contas do título de futebol
Braga acabou ciclo Peseiro
Paços garante Champions e Académica a permanência
* Campeonato europeu de futebol robótico

2 comentários:

Miguel Midões disse...

De todas as tuas considerações, a única que não me agrada é que o Paços de Ferreira se sinta cansado na próxima jornada... de resto, boas conclusões futebolísticas que me fizeram raciocinar! Abraço

Pedro Paiva disse...

Ahahah!
Entendo-te!
Mas espero que o peso da Taça da Liga Europa seja tal, que ao trazê-la para Portugal fiquem com as pernas bambas e que se "vão abaixo das canetas" na competição interna!
Abraço, Miguel!