Projeto "O Mundo em Pessoa"

O projeto "O Mundo em Pessoa" alia a boa tecnologia que se desenvolve em Portugal a um poeta de excelência, que tivemos a sorte de ver nascer e deambular na casa-mãe da Lusofonia.
O meu texto preferido de Fernando Pessoa fala de irritação, de defeitos, de felicidade, de vida de pedras e castelos. Pode ser visto mesmo aqui!
Pelo projeto, já sei que este não é o mais citado. Continua a ser o meu preferido. Eis o projeto, segundo a Marketeer Online: 

"Sempre que é citado um texto de Fernando Pessoa no Twitter ou em páginas públicas do Facebook, “O Mundo em Pessoa” identifica e mostra essa mensagem num interface próprio.

Mostrar quais as frases e versos de Fernando Pessoa que mais inspiram leitores em todo o mundo e promover a obra de um dos maiores autores da língua portuguesa é o grande objectivo de “O Mundo em Pessoa”. Um projecto que passa a estar disponível no portal SAPO e a partir do qual é já possível saber que “Tabacaria” é o poema mais citado, nomeadamente os versos “À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.” e “Serei sempre o que esperou que lhe abrissem a porta ao pé de uma parede sem porta”
O projecto faz a recolha automática de citações de Fernando Pessoa (ortónimo e heterónimos) a partir das redes sociais. Depois, e no site, os utilizadores podem ver as citações mais recentes, à medida que são identificadas, optando por consultar o último dia, semana ou mês. Podem ainda filtrar os resultados por heterónimo e aceder ao top de poemas mais citados nos últimos 30 dias. Vemos, por exemplo, que o poema “Tabacaria”, de Álvaro de Campos, foi o mais citado nas redes sociais no último mês – com mais de 300 citações. O segundo poema mais citado é da série “O Guardador de rebanhos”, de Alberto Caeiro."

Podem ver a notícia original e completa em: Marketeer Online.
Mais notícias no público on-line: "Tabacaria" mais citado na internet
Por fim, vale a pena ir à página do projeto, e fazer a vossa análise dos resultados do dia, da semana, do mês ou ver o top das citações. Quem sabe se encontram por lá uma foto vossa ou de algum/a amigo/a. Vejam em: http://fernandopessoa.labs.sapo.pt/

Sem comentários: