Earworm XXXIII


Prémio da Akademia Music Awards dos EUA, na categoria «Melhor video de música antiga» (Novembro 2015).

ONIRIA, formado em 2009, é um conjunto musical espanhol especializado na interpretação de reportório renascentista e barroco, utilizando reproduções de instrumentos originais de sopro e metal, especialmente no sacabuche ou sacabuxa que é o antepassado do trombone de vara.
Do ensemble fazem parte Daniel Anarte (director artístico), José Antonio Martínez, Carmelo Sosa e Ramón Peñaranda, integrando também na precursão Yu-Jung Chung.  
O tema eleito para o videoclip foi o «Motete a la Pasión de Nuestro Señor Jesucristo» de Juan Pérez Roldán (1604-1672).
Segundo afirmam os músicos, trata-se da primeira gravação desta partitura e pertence à Série Primeira do século XVIII, do Primeiro Tomo da colecção de música sacra La Lira Sacro-Hispana dirigida por Hilarión Eslava.
A curta-metragem (gravada nas praias do Peñón del Cuervo de Málaga e assinada pela realizadora Saray Ramos) recria uma história, um sonho neste caso, baseado no clássico cinematográfico «O sétimo selo». Foi rodada num sombrio preto e branco bergmaniano e coloca o director do ensemble, Dani Anarte, numa praia jogando uma partida de xadrez com a morte, que aquí é interpretada por Caroline Astwood.*

ONIRIA - Molete a la Pasión

*Fonte: http://www.musicaantigua.com/oniria-bergman-y-el-motete-barroco-todo-en-un-video/



Sem comentários: